Você conhece o aparelho ortodôntico estético?

Cada vez mais queremos um sorriso exemplar: dentes alinhados, mordida adequada e harmonia entre todos os elementos bucais. Nem sempre é possível fazer isso sem qualquer interferência na estética do paciente. O tratamento ortodôntico feito com o aparelho metálico, por exemplo, deixa bem claro a presença do apetrecho. Por isso, o aparelho estético veio para diminuir esse desconforto! Conheça as opções que permitem que os braquetes fiquem menos visíveis, ou até mesmo invisíveis!

Aparelho ortodôntico de Metal ou Aparelho Estético?

A principal diferença entre os modelos de aparelho está na estética. O modelo metálico é aquele aparelho clássico, com o fio metálico, braquetes e as borrachinhas coloridas acima. Já nos modelos de aparelho Safira e Porcelana, os braquetes são feitos de cerâmica, com seu aspecto translúcido, ou de porcelana, com coloração opaca. Assim, eles aparentam ter uma coloração similar aos dentes, garantindo maior discrição. Há também a opção pelos fios invisíveis, deixando o aparelho como um todo disfarçado. Uma outra diferença está no tempo de tratamento, já que, dependendo do tratamento, os de porcelana podem ter um resultado mais rápido que os aparelhos ortodônticos metálicos.

Manutenções e higiene no Aparelho Estético

Com o aparelho convencional o paciente precisa desenvolver hábitos higiênicos ainda mais recorrentes, além de, pelo menos uma vez ao mês, ir ao consultório do dentista de confiança para realizar as manutenções do acessório. Com o aparelho de porcelana e safira as indicações permanecem as mesmas. As manutenções são iguais e devem ser feitas apenas no consultório pelo ortodontista, seguindo o tempo de intervalo das consultas determinado pelo profissional.

Já a alimentação pode mudar um pouco. Em ambos os casos, o paciente precisa ter uma atenção especial com alimentos duros, pegajosos e crocantes, como balas, chicletes, amendoim, pipoca e etc. Mas o paciente que usa o aparelho de porcelana precisa ficar de olhos em comidas e bebidas quem tem uma pigmentação mais alta. Para garantir que a porcelana permaneça com o tom natural dos dentes, não esqueça de se consultar com o seu ortodontista para checar quais alimentos você deve ter um maior cuidado.

Quais os tipos de Aparelhos Ortodônticos Estéticos?

aparelho estético no rio de janeiro
Aparelho Ortodôntico Estético

Aparelho Ortodôntico de Porcelana

Esse modelo é uma variação do Aparelho Fixo Convencional, aquele metálico mais comum. Ele possui as mesmas recomendações para corrigir a maior parte dos desalinhamentos e foi um dos primeiros modelos a chegar ao mercado. Por essas características, necessita de alguns cuidados extras. Sobre o custo, considerando suas inúmeras vantagens e a resistência do material, o custo-benefício de escolher o aparelho de porcelana é conveniente e o investimento vale a pena.

Aparelho Ortodôntico de Safira

Assim como o modelo de Porcelana, o Aparelho Ortodôntico de Safira é indicado para qualquer necessidade de alinhamento dos dentes. O Aparelho Ortodôntico de Safira é mais resistente e não descola com facilidade. Outra grande vantagem desse modelo é que o braquete é translúcido, ou seja, praticamente transparente, desaparecendo junto com a coloração dos dentes e se mantém assim até o final do tratamento.

aparelho invisível rj
Alinhador invisível

Alinhadores Invisíveis

O Aparelho Invisível é baseado no mapeamento 3D da boca de cada paciente, o que garante que as etapas do tratamento sejam programadas e o efeito final possa ser visto antecipadamente pelo software. Sendo assim, ele carrega uma espessura previamente programada para exercer uma força mais precisa e direcionada nos dentes, promovendo a movimentação em menos tempo.

Vantagens dos aparelhos invisíveis

O aparelho ortodôntico invisível oferece diferentes vantagens para os pacientes, além do aspecto estético buscado por muitos pacientes. Uma delas é a facilidade na limpeza do alinhador. Acontece que, diferente dos aparelhos fixos, ele pode ser removido durante as refeições, o que facilita a escovação e o uso do fio dental. Além disso, o fato de causar menos desconforto durante o tratamento também pode ser um ponto positivo na hora da escolha. Vale mencionar que, em alguns casos específicos, o aparelho invisível pode trazer um resultado mais rápido do que o aparelho de metal.

Converse com seu dentista para ver qual é a melhor indicação para o seu caso!

Dental Form – Clínica odontológica no Rio de Janeiro

Agende agora sua consulta na clínica Tijuca ou na clínica na Barra da Tijuca. Conheça mais sobre a clínica e nossa equipe de dentistas aqui.

Para outras dúvidas e marcação de consulta, clique abaixo para falar com nosso atendimento via WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *