Como funciona o Implante Dentário?

Todas as pessoas desejam ter um sorriso harmônico, com dentes perfeitos para sorrir em público com confiança. A falta de dentes, além de prejudicar a estética, pode causar diversos problemas funcionais, comprometendo a função mastigatório dos dentes. Entenda nesta matéria como funciona o implante dentário.

O que é implante dentário?

O implante dental é um procedimento que consiste na fixação de um pino na maxila ou mandíbula para servir de apoio para a colocação de um dente, sendo indicado nos casos em que a pessoa perdeu um ou mais dentes devido a cáries, periodontite ou infecções, por exemplo.

Esse procedimento é feito sob anestesia local para que a incisão na gengiva e a fixação no osso não seja sentida. Além disso, após o procedimento, o dentista pode indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos para favorecer a recuperação e tornar mais confortável o pós-cirúrgico.

implante dentário
Como funciona o implante dentário

Quando o implante dentário é indicado?

O implante dental pode ser indicado pelo dentista quando a pessoa perdeu um ou mais dentes ou quando necessitam de uma reabilitação oral total, devido a infecções, cáries profundas, acidentes ou doenças periodontais. Assim, pode ser recomendada a colocação de implantes para melhorar o sorriso e, consequentemente, a autoestima da pessoa.

Apesar de muitas vezes poder estar relacionada à estética, a colocação do implante dentário pode também ser importante para melhorar a mastigação, fala e no tratamento da dor na articulação temporomandibular (ATM).

Clínica odontológica RJ

Como funciona o implante dentário?

O implante dentário deve ser feito no consultório do dentista sob anestesia local. Antes de realizar a colocação do implante, o dentista pode solicitar alguns exames que permitem visualizar melhor a localização dos dentes, a qualidade e estrutura óssea e quais dentes deverão ser substituídos.

Após essa avaliação inicial, pode ser iniciado o processo de implante dental, em que o dentista realiza a higienização bucal completa da pessoa, aplica anestésico no local em que será realizado o procedimento, faz a extração de algum dente, caso haja necessidade. Em seguida, é realizada a instalação do implante no osso para permitir a sustentação futura da coroa do dente.

No implante dentário tradicional o encaixe e adaptação do dente no implante levará em média, 6 meses para os dentes de cima e 4 meses para os de baixo. Após o procedimento o médico indicará analgésicos e o repouso que poderá ser somente de 24 horas, mas é importante evitar esforços e fazer atividade física na primeira semana. Além disso, é importante que após o procedimento a pessoa tenha uma alimentação leve e realize a higienização bucal normalmente.

como funciona o implante dentário

Etapas para colocação do implante dental

Preparação e avaliação

O dentista irá solicitar e avaliar exames que permitem visualizar a melhor localização dos dentes e a estrutura óssea.

Higienização

O dentista realiza a higienização bucal completa, aplica anestésico no local, faz a extração de algum dente, caso haja necessidade.

Instalação do implante

Em seguida, é realizada a instalação do implante no osso para permitir a sustentação futura da coroa do dente.

Colocação das próteses

A etapa final, após a recuperação total da gengiva, é a confecção e colocação das próteses. Pode levar algumas sessões e é uma fase totalmente indolor.

Dental Form – Implantes dentários no Rio de Janeiro

Você se incomoda com a ausência de dentes? Nosso compromisso é reestabelecer a estética, a função dos dentes e a saúde para nossos pacientes.

Há 5 anos nosso time de especialistas tem atendido milhares de pacientes, de procedimentos simples a complexos tratamentos de reabilitação oral.

Se você deseja recuperar seu conforto, autoestima e voltar a sorrir com segurança, entre em contato hoje mesmo e agende sua avaliação.

Dúvidas comuns

Implante dentário dói?

O tratamento com implantes dentários intraósseos não dói – no máximo, podem ocorrer pequenos desconfortos no segundo ou terceiro dia após a cirurgia oral. Inchaços e avermelhamento no local operado são eventuais e podem ser minimizados bastando ao paciente seguir as instruções e medicações repassadas pelo dentista após a instalação dos implantes dentários.
O tempo de recuperação cirúrgica dá-se entre 1 a 7 dias, dependendo de fatores como o local e o número de dispositivos instalados, as técnicas cirúrgicas empregadas ou a presença de enxertos ósseos no local operado.
Entre as restrições mais comuns durante os dias de repouso, estão as limitações para exercícios físicos e para o consumo de alimentos quentes e rígidos.

O que é protocolo dental?

O protocolo dentário é um tipo de prótese dentária, colocada em pacientes que não possuem dentes na boca, como alternativa à dentadura.
É portanto um tipo de prótese fixa, porém mais confortável e segura de ser utilizada. Ela pode ser colocada no lugar dos dentes superiores, dos dentes inferiores, ou de ambos, reconstruindo de forma completa o sorriso do paciente.

Plano odontológico cobre implante dentário?

Há planos odontológicos que cobrem implante dentário. Em alguns casos, os valores das mensalidades podem ser mais altos, já que se trata de um procedimento relativamente caro. 
Se você possui plano com cobertura para implante dentário, em planos como Amil Dental, Bradesco Dental, Odontoprev, Unimed Odonto, SulAmérica Odonto, Primavida e Metlife, consulte a rede credenciada para confirmar o credenciamento do dentista nesta especialidade.
Entretanto, para o paciente que está em busca de agendamento da consulta com na rede credenciada destes convênios no Rio de Janeiro/RJ, pela Dental Form, é importante conferir a lista onde estamos credenciados.

Onde fazer implante dentário?

Criada em 2016, a Dental Form reúne especialistas nas principais disciplinas da odontologia para oferecer aos pacientes um atendimento integral, promovendo a saúde bucal alinhada aos aspectos funcionais e estéticos.
Nossas clínicas odontológicas contam com dentista especializado em implante dentário na Tijuca e na Barra da Tijuca. Entre em contato conosco para agendar sua avaliação.

Implante dentário antes e depois

Se você está em busca de fotos de antes e depois de tratamentos de implantes dentários, pedimos que entre em contato com nossa equipe de atendimento. Será um prazer compartilhar casos de pacientes atendidos em nossa clínica odontológica no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *