Tratamento de Canal: atenção aos cuidados necessários após tratamento

O tratamento de canal é, certamente, um dos procedimentos odontológicos mais conhecidos entre os pacientes. Geralmente empregado em casos de fratura dentária ou cárie profunda, ele consiste na remoção da polpa inflamada do dente e na desinfecção do local.

o que é tratamento de canal
Entenda o que é o tratamento de canal

O que é tratamento de canal?

O tratamento de canal, ou canal dentário, é o procedimento responsável pela retirada da polpa do dente, um tecido encontrado na parte interna da raiz.

O procedimento consiste na limpeza, preparação e preenchimento da região a fim de vedar o canal e evitar danos mais sérios para o dente. Atenção! Se não for tratado a tempo, o caso pode evoluir e ser necessário realizar um procedimento de extração dentária.

Clínica odontológica RJ

Como é o tratamento de canal?

O tratamento de canal, indicado quando existe uma cárie em processo avançado e que já causou danos na polpa dentária, segue algumas etapas até sua conclusão. Entenda abaixo como funcional o tratamento e canal dentário.

  • Acesso: em primeiro lugar, é necessário abrir o canal para acessar a região interna do dente e começar o tratamento;
  • Remoção da polpa infeccionada: nesta etapa, os canais dentários são esvaziados, descontaminados e preparados para a etapa seguinte;
  • Obturação dos canais: para finalizar o tratamento, os canais são preenchidos permanentemente com um material específico.

Com o tratamento de canal finalizado, geralmente é recomendada a continuidade para colocação de uma coroa, que ira proteger a região restaurada.

Tratamento de canal dói?

Este é um questionamento recorrente em pacientes, que acreditam que o tratamento pode causar dor ou algum tipo de incômodo.

Na verdade, vale o esclarecimento de que a dor é causada pela infecção do dente e quanto mais tempo o paciente demorar a tratar, maior poderá ser a dor.

A partir do momento que o paciente está sob tratamento, anestesiado, o procedimento é totalmente indolor.

Uma medida que o paciente pode adotar pra evitar chegar a este nível de tratamento, é manter o hábito de visitar o dentista regularmente. Nas consultas de rotina serão realizadas as medidas preventivas necessárias.

Quanto custa um tratamento de canal?

O preço do tratamento de canal poderá variar de acordo com alguns fatores, entre eles a localização da clínica, estrutura do espaço, especialização do profissional, a posição dos dentes e o próprio diagnóstico feito.

Nas clínicas da Dental Form, com nossa equipe de dentistas na Tijuca e dentistas na Barra da Tijuca, o custo do tratamento por dente poderá variar entre 500 e 1290 reais.

É importante lembrar que o procedimento é um investimento em sua saúde bucal e que deixar o dente infectado sem tratamento pode prejudicar seu organismo. Não deixe de conversar com seu dentista para saber qual é a melhor opção e orçamento para você.

Cuidados após o tratamento de canal

  • Na hora de comer: nas primeiras horas depois do tratamento de canal, é preciso tomar um pouco mais de cuidado durante a mastigação. Por conta do efeito da anestesia, o paciente pode morder a bochecha enquanto come, por exemplo.
  • Dor depois do tratamento de canal: o dente pode apresentar sensibilidade logo após o tratamento, esta é uma reação normal. Nesse caso o paciente pode tomar um analgésico, mas se a dor permanecer é necessário entrar em contato com o dentista.
  • Enquanto aguarda a restauração definitiva: em geral, os pacientes ficam com uma sedação temporária no dente afetado até que o tratamento seja finalizado, normalmente com um material permanente ou uma coroa. Por isso, outro cuidado importante a ser tomado pelo paciente é não mastigar em cima do dente até que a restauração definitiva seja realizada.

É necessário repouso após o tratamento?

A extração de siso e outras cirurgias mais invasivas exigem um repouso prolongado. Por outro lado, o pós-operatório do tratamento de canal, apesar de ser necessário tomar alguns cuidados, permite a retomada da sua rotina logo em seguida, como trabalhar e se exercitar.

Outro cuidado necessário após o tratamento é o controle clínico através de exames radiográficos. Para dentes que apresentam lesão apical, esse controle radiográfico deve ser feito até que os sinais de lesão diminuam ou desapareçam no período de 2 anos.

Caso o problema persista, é recomendável que seja realizado o retratamento do canal ou cirurgia parendodôntica (retirada da porção apical da raiz), para evitar a extração do dente.

Dental Form – Clínica odontológica no Rio de Janeiro

Agende agora sua consulta na clínica Tijuca ou na clínica na Barra da Tijuca. Conheça mais sobre a clínica e nossa equipe de dentistas aqui.

Para outras dúvidas e marcação de consulta, clique abaixo para falar com nosso atendimento via WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.