Dente siso inflamado: o que fazer nessa situação?

O dente siso inflamado pode causar muita dor e incômodo. O que deve ser feito quando isso acontece? Como é o pós-operatório? Acompanhe abaixo as principais informações.

Os dentes do siso são os últimos dentes molares que nascem em nossa arcada dentária, ocupando os lados de cada maxilar. Quando estes dentes extras nascem e estão bem posicionados, sem incomodar a boca e sem trazer nenhum risco, não há a necessidade de extração. Mas quem deve dizer se a extração é necessária é um dentista especializado.

Devido ao nascimento tardio, é muito comum que haja pouco ou nenhum espaço para que esses dentes fiquem acomodados em nossa boca, o que pode fazer com que eles fiquem presos embaixo da gengiva, causando dor, inchaço ou desconforto.

Dente siso inflamado: como funciona a extração do dente?

A retirada dos sisos ocorre como qualquer extração dental de rotina: o paciente recebe uma anestesia local e o procedimento de retirada é realizado, em média, em 30 minutos ou menos – dependendo da complexidade e do posicionamento do dente, esse prazo pode ser maior.

Quando o dente é completamente retirado, o dentista realiza uma sutura na região e ele pode recomendar, ao fim da cirurgia, que você morda um pedaço de gaze por alguns minutos, para conter eventuais sangramentos.

No pós-operatório, é normal sentir um pouco de dor ou inchaço, principalmente nos primeiros dias após a extração do dente siso. Caso você sinta algum sintoma de dor mais prolongado ou mesmo febre e sangramentos, busque, imediatamente, a orientação de seu dentista.