tratamento com aparelho ortodôntico

Conheça as etapas do tratamento com aparelho ortodôntico

O tratamento com aparelho ortodôntico é a solução para muitos pacientes que estão em busca de um sorriso mais harmonioso e esteticamente bonito. Mas além dos benefícios estéticos que o alinhamento dos dentes traz, é ainda mais importante os benefícios gerados para saúde.

A correção que promove alinhamento e nivelamento dos dentes, contribui para garantir a função mastigatória dos dentes e facilitar a higienização deles. Esse tipo de tratamento é essencial para tratar problemas causados pelo desalinhamento dos dentes, como dores de cabeça e alterações mastigatórias.

Embora a existência deste tratamento seja de amplo conhecimento, ainda é comum surgirem algumas dúvidas sobre os tipos de tratamento ortodôntico e as etapas que separam o paciente com dentes tortos daquele, ao final do tratamento, com o sorriso perfeito.

Na matéria a seguir, organizamos estas etapas do tratamento com aparelho ortodôntico fixo, mais comum entre os pacientes. Também já escrevemos sobre o tratamento com alinhadores transparentes, solução cada vez mais buscada para garantir um tratamento com o máximo de conforto, higiene e em menor tempo possível. Você pode conferir tudo sobre o tratamento com Invisalign em outras páginas do nosso site.

Quanto tempo dura o tratamento com aparelho ortodôntico?

O tratamento ortodôntico depende de diversos fatores para chegar à sua conclusão, como o grau de problema de oclusão do paciente e a saúde dos dentes. Por isso, o tempo pode acabar variando conforme o caso de cada um. No entanto, há um período estimado, que em média pode durar 2 anos e meio. Além disso, a duração total será influenciada pelo período que cada etapa vai durar e, por último mas não menos importante, o compromisso do paciente em relação aos cuidados.

Neste ponto, vale ressaltar que existem alternativas de tratamento que apresentam resultados em menor tempo, como o tratamento ortodôntico com Invisalign.

Quais são os principais tipos de aparelho ortodôntico?

Existe uma grande variedade de aparelhos ortodônticos. Sendo que cada um deles conta com características e objetivos específicos, que devem ser avaliados e recomendados de acordo com a necessidade de cada paciente.

Os mais comuns são os aparelhos móveis metálicos e os fixos, que podem ser metálicos ou estéticos, com aparência muito próxima a cor dos dentes. Além destes, e como já mencionamos anteriormente, uma solução muito buscada atualmente são os alinhadores invisíveis. Para se ter noção do tamanho do sucesso destes alinhadores, a fabricante dos alinhadores mais famosos do mundo, o Invisalign, já conta com mais de 10 milhões de pacientes utilizando o modelo. A Dental Form faz parte desta rede credenciada e oferece aos pacientes essa opção de tratamento. Entre em contato para saber mais.

Veja no quadro que preparamos abaixo uma breve comparação para ilustrar as diferenças entre os tipos de tratamento com aparelho ortodôntico.

Qual é o melhor tipo de tratamento com aparelho ortodôntico?

Qual são as etapas do tratamento com aparelho ortodôntico?

Na maioria dos casos, as etapas do tratamento são: montagem de dispositivos, alinhamento e nivelamento dos dentes, encaixe da oclusão, finalização estética e contenção. Cada tratamento é planejado individualmente, então alguns podem variar a sequência de execução. Como por exemplo, em casos onde o paciente pode necessitar realizar o tratamento em apenas uma das arcadas.

1. Diagnóstico

Etapa fundamental do tratamento ortodôntico, o diagnóstico vai muito além do exame clínico inicial. Nesta etapa o ortodontista fara uma avaliação criteriosa do paciente e a solicitação de exames complementares, para identificar e definir o plano de ação para o tratamento ortodôntico.

Após esta análise inicial e diagnóstico, o profissional apresentará ao paciente as necessidades e as opções de tratamento possíveis.

2. Instalação do aparelho ortodôntico

A colocação do aparelho, ou instalação, representa o início do tratamento com aparelho. Após a decisão de qual tipo de aparelho o paciente iniciará o tratamento, poderão ser feitos novos registros de exame e fotos para preservar o histórico do paciente sobre seu estado pré-tratamento.

Cada tipo de aparelho possui uma maneira diferente de ser colocado. É importante reforçar que é indispensável manter uma boa higiene bucal independentemente do tipo de aparelho escolhido.

3. Alinhamento

Na etapa de alinhamento os dentes devem estar nivelados para que a movimentação seja eficaz. Por isso a primeira correção é com fios leves e finos, que promovem a movimentação para que os dentes se alinhem na posição correta.

Em alguns casos, pode ser recomendada a extração de algum dente, mas na maioria dos casos o alinhamento ocorre naturalmente.

Com mudanças na boca a partir desta etapa inicial, é preciso que o ortodontista verifique, a sua reação ao aparelho. O especialista confere se a movimentação está ocorrendo perfeitamente ou se é necessário fazer algum ajuste.

4. Correção ou Manutenção

Se o dentista conferir a situação e chegar à conclusão de que os seus dentes estão se alinhando, a etapa seguinte envolve a correção efetiva do problema. A manutenção, chamada de etapa intermediária, é uma das etapas do tratamento ortodôntico mais demoradas, mas, após algum tempo, já é possível observar resultados promissores.

5. Finalização

Seguindo o planejamento realizado pelo ortodontista, a etapa conclusiva chega quando o sorriso se aproxima do que o paciente esperava. Ainda assim, o profissional pode pedir que você use elásticos verticais ou novos bráquetes.

Ainda que o paciente se sinta satisfeito com seu sorriso, pular esta etapa pode colocar a perder todo o sucesso do tratamento. Trata-se de uma fase trabalhosa e que requer a colaboração e paciência do paciente

6. Contenção

Para garantir a adaptação dos dentes ao novo alinhamento, o ortodontista pode indicar a colocação de contenção fixa ou removível para aumentar a estabilidade. Esta etapa final é fundamental para a conclusão do tratamento com sucesso.

Dental Form – Clínica odontológica no Rio de Janeiro

Agende agora sua consulta na clínica Tijuca ou na clínica na Barra da Tijuca. Conheça mais sobre a clínica e nossa equipe de dentistas aqui.

Para outras dúvidas e marcação de consulta, clique abaixo para falar com nosso atendimento via WhatsApp.

Perguntas frequentes sobre tratamento com aparelho ortodôntico

Todos os pacientes precisam passar por todas estas etapas do tratamento ortodôntico?

Nem todos os pacientes precisar passar por todas as fases do tratamento ortodôntico, que consistem em alinhamento e nivelamento, correções transversas, sagitais e verticais, finalização e contenção. Isto porque cada paciente é avaliado individualmente, e os estágios que irão realizar dependem de seu quadro. Será necessário realizar um estudo pelo ortodontista para o diagnóstico e planejamento do caso.

Qual é a importância de cada etapa para o tratamento ortodôntico?

Assim como explica o dentista, cada uma das fases tem muita importância, principalmente por estarem todas interligadas. A etapa de correção transversa, por exemplo, é responsável por posicionar o sistema ósseo, corrigindo o erro causado pela arcada superior e colocando-os condizentes na mordida. “E a fase de contenção é onde terminamos a fase ativa do tratamento, e entramos na de estabilização e adaptação dele, gerando assim o resultado de todo trabalho e expectativa do tão sonhado sorriso”, exemplifica ele. Mantendo as visitas regulares ao consultório e seguindo todas as indicações, o seu tratamento alcançará o resultado esperado.

Posso fazer tratamento com aparelho pelo plano dental?

Geralmente, os planos odontológicos cobrem o tipo mais comum de aparelho ortodôntico, o aparelho fixo metálico. O paciente pode ter acesso a este tratamento pelas:

  • Rede Credenciada Amil Dental
  • Rede Credenciada Bradesco Dental
  • Rede Credenciada OdontoPrev

A Dental Form possui credenciamento nos planos acima para o tratamento ortodôntico. Caso seu plano não esteja entre os citados acima, entre em contato pelo botão abaixo para confirmar se é possível realizar o tratamento e marcar sua consulta.

Clique para agendar avaliação com ortodontista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.