Extração de dente: cuidados importantes para recuperação após extração

Se um dente foi quebrado ou danificado pela cárie, seu dentista pode recomendar uma extração de dente para garantir a saúde bucal. Nestes casos, para que a boa recuperação depois da extração de dente requer alguns cuidados importantes. Veja a seguir.

O que é a extração de dente?

A extração de dente consiste na remoção de um ou mais dentes. De forma resumida, há dois tipos de extração: a simples e a cirúrgica.

A extração simples, o dentista faz a soltura do dente com uma alavanca bucal. Na sequência, o profissional usa uma pinça para remover totalmente o dente.

Já a extração cirúrgica é mais complexa. Neste caso, o dente fica oculto, interrompido na linha gengival e sem entrar em erupção na arcada.

Devido a essas condições é preciso que o cirurgião-dentista faça uma incisão na gengiva para remoção do dente. Esse tipo de cirurgia é aplicado em diferentes situações, inclusive na remoção do dente do siso.

Vale ressaltar que esses procedimentos de extração são realizados com anestesia local e demais precauções, oferecendo conforto e segurança aos pacientes.

Dicas para cicatrização e recuperação após extrair dente

Cuidados com a alimentação após a extração de dente

O consumo de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais é recomendado por ajudar a evitar inflamações e favorecer o processo de cicatrização. O indicado é preparar sopas e caldos, servidos em temperatura ambiente, com variados tipos de legumes.

Outra opção são os sucos naturais de fruta, que contribuem para aumentar o nível de nutrientes. Já o consumo de sorvete nos primeiros dias após o procedimento ajuda a aliviar o inchaço.

Outro cuidado relacionado à alimentação é manter um bom consumo de água no decorrer do dia. A hidratação do organismo é essencial para prevenir riscos de inflamações e também contribui para uma cicatrização eficiente.

Evitar atividades que exijam esforço

O repouso após o procedimento de extração de dente é um dos maiores responsáveis pela sua recuperação. Uma das explicações é que a circulação sanguínea, quando estimulada, atrasa a coagulação, processo essencial para que a cicatrização ocorra.

Manter o repouso, principalmente pelas 48h após a extração, irá evitar dores, sangramentos e inflamações. Entre as principais coisas que devem ser evitadas, destacamos:

  1. Evitar falar muito. Economizar esforço na região da boca contribui para que você não fique com determinados desconfortos e até inchaço.
  2. Ficar em repouso o maior tempo possível nas primeiras 48 horas. Mantenha a cabeça mais elevada do que o resto do corpo por um período de 24 horas após a cirurgia de extração.
  3. Não se expor ao sol, evitar atividades físicas e evitar banhos muito quentes nos primeiros dias.

Higienização adequada

Para garantir uma boa cicatrização e recuperação é fundamental manter a higienização bucal adequada. Nos primeiros dias após a extração de dente deve-se realizar este procedimento com bastante atenção e cuidado.

Os dentes podem ser escovados normalmente, mas com cautela para não atingir o local do dente removido. Utilizar escovas com cerdas macias pode proporcionar maior conforto. Outro cuidado importante é ao utilizar enxaguante bucal, recomenda-se o uso de um produto sem álcool e de preferência o indicado pelo dentista.

Outras dicas e hábitos recomendados

  • Realizar compressas com gelo para diminuir inchaço e dor no local
  • Ingerir os medicamentos indicados pelo dentista
  • Evitar o consumo de bebidas alcóolicas e do cigarro. As substâncias nesses produtos podem prejudicar a recuperação e cicatrização.

Dúvidas comuns sobre extração de dentes

Como evitar a inflamação após a extração de dentes?

Para te auxiliar com o alívio da dor, siga as instruções do seu dentista e tome os remédios indicados pelo profissional nos horários prescritos.

Caso esteja com a boca muito inchada, uma dica que pode ajudar é fazer uma compressa de gelo na bochecha. Aplique por cerca de vinte minutos e remova por duas horas . Repita o ciclo conforme a necessidade.

Quantos dias de repouso para extração de dente?

Após a extração, é necessário de repouso absoluto nas primeiras 24 horas, sem sair de casa. Após esse período, deve ficar em repouso parcial nas 48 horas posteriores.

Espere algum tempo para ingerir alimentos, não só para não mover o maxilar, mas também porque a higienização oral no período inicial é bastante delicada. Outro ponto importante é evitar atividades físicas e ficar exposto ao sol, pois o aumento de temperatura não favorece a cicatrização.

Pode trabalhar depois da extração de dente?

De maneira geral recomenda-se repouso no dia do procedimento e no dia seguinte. Porém, se o paciente trabalha fazendo esforço físico, ou no sol, o tempo de recuperação necessária geralmente é maior. Cinco dias é o tempo apropriado para voltar a realizar todas as atividades, inclusive as físicas.

Reabilitação Oral – Solução para compensar os dentes extraídos

A extração de dente pode refletir em consequências indesejáveis, como: a perda de outros dentes, a abertura de espaços entre os dentes (diastemas), problemas articulares, dificuldade na mastigação e até eventualmente ocorrer problemas na fonética.

Por isso, é importante olhar para Reabilitação Oral, compensando os dentes extraídos. Este tratamento é responsável por reabilitar a estética e a funcionalidade mastigatória.

As principais soluções de reabilitação são:

Próteses dentárias

Implantes dentários

Dental Form – Clínica odontológica no Rio de Janeiro

Agende agora sua consulta na clínica Tijuca ou na clínica na Barra da Tijuca. Conheça mais sobre a clínica e nossa equipe de dentistas aqui.

Para outras dúvidas e marcação de consulta, clique abaixo para falar com nosso atendimento via WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *