Falta de dentes: Veja os problemas estéticos e funcionais

Os dentes desempenham funções específicas dentro da boca e a falta de um ou mais dentes pode gerar um desequilíbrio, bem como problemas funcionais, que vão além das questões estéticas.

Além da sua saúde bucal ficar comprometida, a qualidade de vida se torna prejudicada nos momentos mais simples do seu dia-a-dia, como mastigar um alimento ou falar.

Conheça a seguir os principais problemas causados pela perda dentária.

Clínica odontológica RJ

Principais causas da perda de dentes

Cárie dentária

A causa mais comum da falta de dentes é a cárie dentária. Esse mal, caso não tratado, pode evoluir, e as bactérias podem ganhar a corrente sanguínea, se instalando em vários tecidos.

O dente é constituído por três elementos: a polpa, a dentina e o esmalte. Quando as bactérias transformam os açúcares em ácidos, destroem o esmalte, que é a primeira camada de proteção do dente, podendo penetrar nas camadas interiores.

O tratamento para cárie nos dentes vai depender do estágio em que ela se encontra. No entanto, vale lembrar que deve-se sempre se prevenir da cárie com uma boa higienização bucal.

Periodontite

A periodontite é uma doença infeciosa que afeta os tecidos e ligamentos que envolvem o dente: o periodonto. Esta patologia pode prejudicar tecidos imprescindíveis para o sustento e proteção de toda a arcada dentária, como ossos e gengivas.

A principal forma de prevenir a periodontite é por meio de uma higiene bucal regular adequada, com escovação, fio dental e idas periódicas ao dentista.

Traumatismos

Eventualmente, de forma involuntária, sofremos traumatismos com consequências graves para a dentição. Os impactos decorrentes de quedas, acidentes de automóvel ou incidentes ocorridos durante a prática desportiva podem resultar na mobilidade dos dentes. Em algumas situações, estes acidentes podem ocasionar diretamente a perda do dente.

As principais consequências da falta de dentes

Problemas no osso do maxilar

Um dos problemas potenciais é a perda óssea. Como o tecido periodontal é afetado na ausência dos dentes, a estrutura do osso fica sem suporte, se tornando desgastada com os meses, causando uma diminuição do osso naquela área.

Os dentes restantes podem entortar

Para compensar a ausência de alguns dentes, os que estiverem preservados podem se movimentar, provocando problemas de mordida, desalinhamento e assimetria facial. Além disso, o paciente pode sofrer com prejuízos para a respiração, a dicção, a mastigação e, consequentemente, prejuízos estéticos.

No longo prazo, a perda de dentes pode prejudicar a oclusão da arcada dentária, que é o encaixe correto dos dentes. Uma das consequências é atrapalhar a mastigação.

Infecções gengivais

Uma das função dos dentes é a proteção do tecido periodontal e da gengiva. Por isso, na falta deles, a gengiva fica exposta e vulnerável durante a mastigação de alimentos duros ou na escovação.

Problemas estéticos

Com o espaço deixado pelo dente em falta, haverá naturalmente um problema estético. Algumas pessoas somente se preocupam quando falta um dente visível, como os dentes da frente, porém mesmo os dentes que não aparecem inicialmente geram consequências estéticas nos demais.

Má digestão

A digestão do nosso organismo se inicia na boca. Nesta função, cada dente tem um papel específico. Os caninos, por exemplo, rasgam a comida, e os incisivos cortam os alimentos.

Na ausência de dentes, a digestão na boca não é completa e o resto de comida chega em pedaços maiores ao estômago, comprometendo a absorção adequada dos nutrientes.

Quais são os tratamentos para falta de dente?

O cenário ideal é que o paciente e o dentista tenham tempo para desenvolver um plano de tratamento capaz de identificar e prevenir antecipadamente as doenças bucais. A prevenção é o melhor tratamento contra a perda dentária!

As estratégias de prevenção incluem a educação do paciente quanto a manutenção da saúde bucal, os cuidados diários, a marcação de consulta de rotina com o dentista e sobre as consequências da falta de dente.

Já para casos onde a busca por ajuda foi tardia e o paciente já deixa de contar com um ou mais dentes, alguns tratamentos podem ser recomendados, como:

  • implantes dentários, que são raízes dentárias artificiais que se anexam à mandíbula para garantir dentes de substituição;
  • pontes dentárias, preenchendo os espaços com dentes falsos;
  • próteses parciais, que preenchem os espaços pela falta de dentes e impedem que os remanescentes se movimentem.

Saiba mais sobre implantes dentários e próteses dentárias:

Implante dentário

Esta é a alternativa que mais se assemelha aos dentes naturais, tanto a nível estético como funcional. Os implantes dentários devolvem a segurança e autoestima aos pacientes que perderam seus dentes.

Dentro desta categoria existe também os dentes removíveis sobre implantes dentários. Esta opção é uma melhoria se comparada à prótese removível, além de ser mais económica do que a prótese fixa sobre implantes.

As principais vantagens da prótese fixa sobre implantes são:

  • Melhora na mastigação
  • Manutenção dos dentes vizinhos
  • Facilidade para a higienização
  • Maior conforto
  • Aspecto natural
  • Durabilidade
  • Prevenção da perda óssea;

Prótese fixa

Nos casos em que os pacientes não desejam fazer regeneração do osso do maxilar, usa-se a prótese fixa ****como alternativa. Esta solução pode ser utilizada para resolver a falta de um ou vários dentes.

Em termos de material usado para cobrir a estrutura da ponte ou coroa individual, aconselhamos na maior parte dos casos a cerâmica, como primeira opção, por razões estéticas e de resistência.

Prótese removível

Com o desenvolvimento da tecnologia e ciência, todos os anos são descobertos novos materiais com aplicação na Odontologia. As próteses totais, ou “dentadura”, com base acrílica ou de metal, são uma boa opção para efeitos estéticos e funcionais.

Na Dental Form reunimos especialistas nas principais disciplinas da odontologia para oferecer aos pacientes um atendimento integral, promovendo a saúde bucal alinhada aos aspectos funcionais e estéticos.

Nossas clínicas odontológicas contam com dentista especializado em implante dentário na Tijuca e na Barra da Tijuca. Entre em contato conosco para agendar sua avaliação com dentista no RJ.

Dental Form – Clínica odontológica no Rio de Janeiro

Agende agora sua consulta na clínica Tijuca ou na clínica na Barra da Tijuca. Conheça mais sobre a clínica e nossa equipe de dentistas aqui.

Para outras dúvidas e marcação de consulta, clique abaixo para falar com nosso atendimento via WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.