Lente de contato dental: a técnica para transformar seu sorriso sem desgastar os dentes

Ter um sorriso bonito é a prioridade de muita gente, e há vários tratamentos de estética dental que podem te ajudar. É o caso das lentes de contato dental, que viraram moda entre vários famosos, como o funkeiro Kevinho, MC Biel e a ex BBB20 Flay. O tratamento com lentes de contato dental evita desgastar os dentes, reduz riscos e problemas e traz mais segurança às transformações estéticas do sorriso.

Lentes de contato dental, a técnica mais segura para transformar o sorriso

As lentes de contato dental são facetas ou lâminas ultrafinas, com aproximadamente 1 mm de espessura, produzidas em cerâmica ou resina composta. As lentes são aderidas aos dentes com o objetivo de alterar sua forma, contorno, proporção e cor, deixando o sorriso harmônico.

lentes de contato dental

Quanto tempo dura a lente de contato dental

As lentes de contato dental apresentam alta durabilidade, podendo durar até 20 anos. Entretanto, vale destacar que o tempo de duração depende de alguns fatores, podendo variar de paciente para paciente.

Manter a rotina de higienização é fundamental para preservar as lentes de contato, além, é claro, de garantir sua saúde bucal. Outras práticas recomendadas é evitar o mau hábito de roer as unhas, além de não usar os dentes para morder ou tentar abrir objetos.

Para pacientes com hábitos parafuncionais, como o bruxismo, o cuidado deve ser redobrado. O uso de dispositivos de proteção dos dentes, como a placa miorrelaxante, deve ser considerado.

Vantagens da lente de contato dental

Uma das principais vantagens da lente de contato dental é ser uma técnica muita segura aos dentes. Reversível, pode ser removida a qualquer tempo pelo dentista, no consultório, e evita problemas como a sensibilidade aumentada – contratempos um tanto frequentes nos procedimento com facetas de porcelana.

De forma resumida, as principais vantagens são:

  • Há pouco ou nenhum desgaste dental
  • É um tratamento indolor e pouco invasivo
  • Excelente relação custo-benefício, devido a durabilidade
Clínica odontológica RJ

Indicações lente de contato dental

O tratamento com lentes e facetas são indicados após a avaliação do dentista e a constatação de que os dentes, gengivas e outros componentes da cavidade bucal estão saudáveis. As lentes de contato dental são indicadas em vários casos, como:

Como desgastar os dentes com segurança

Desgastar os dentes é uma ideia que vem afastando muitos pacientes dos tratamentos com facetas de porcelana. De fato, apesar da segurança desta técnica, sobram motivos para tentar algum outro procedimento estético que, se não pode proporcionar os mesmos resultados, pode chegar perto.

Os desgastes nos dentes para tratamento com faceta dentária valem a pena quando os dentes já possuem inúmeras restaurações dentárias em resina. Nestes casos, a redução na estrutura dentária pode, muitas vezes, ser até mesmo inferior aos desgastes já realizados para adaptar as resinas nos dentes.

Já quando os dentes possuem mínimas restaurações dentárias, ou estão severamente tortos e apinhados, outros tratamentos podem ser tentados. Um deles é o tratamento com aparelho ortodôntico.

Os problemas e riscos que os desgastes nos dentes podem trazer

Procedimentos em odontologia estética são passíveis de intercorrências. E da mesma forma, problemas no tratamento com lentes de contato dental e facetas de porcelana, ainda que pouco frequentes, também podem aparecer. 

A causa mais comum são os erros de execução profissional, seja do dentista ou do técnico no laboratório de prótese dentária. Veja os problemas mais comuns associados aos desgastes nos dentes no tratamento com faceta de porcelana:

✓ sensibilidade dentária passageira (desaparece em poucos meses);

✓ dor (partes vitais sãos atingidas, exigindo tratamento de canal);

✓ fratura (desgate dentário excessivo em dentes sem reforço interno).

Alternativas à lente de contato dental

Uma alternativa à lente de contato dental é a faceta de resina. Com resultados marcantes e naturais, ela tem preço mais em conta e pode ser realizada em uma única consulta. E isso sem falar que também pode ser realizada sem desgastar os dentes.

As desvantagens das facetas de resina ficam por conta da sua baixa durabilidade comparada à faceta de porcelana, principalmente com relação ao amarelamento que aparece ao longo dos anos. Já os problemas mais comuns, como pequenas fraturas que podem ser frequentes, são fáceis de serem resolvidas em consultas rápidas para reparos.

Dental Form – Lentes de Contato Dental no Rio de Janeiro

Agende agora sua consulta na clínica Tijuca ou na clínica na Barra da Tijuca. Conheça mais sobre a clínica e nossa equipe de dentistas aqui.

Para outras dúvidas e marcação de consulta, clique abaixo para falar com nosso atendimento via WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *