A consulta de manutenção de aparelho para o sucesso do tratamento ortodôntico

A colocação do aparelho ortodôntico afeta a vida do paciente de diversas maneiras. Considerar a mudança de alguns hábitos é fundamental para o sucesso do tratamento, por exemplo os alimentares. Assim como a atenção redobrada aos alimentos e higienização, é preponderante a presença rotineira nas consultas de manutenção de aparelho ortodôntico com seu ortodontista. Ainda que essa seja a parte chata, a manutenção é essencial para o bom desenvolvimento do tratamento. Em outras palavras, faltar da manutenção do aparelho ortodôntico apenas atrasa os resultados do tratamento.

Veja neste artigo o que é e porque a manutenção do aparelho ortodôntico é tão importante.

O que é a manutenção de aparelho ortodôntico?

Tanto o aparelho fixo quanto o aparelho móvel funcionam à base de ajustes. Depois de identificados todos os problemas do paciente, o ortodontista monta um aparelho sobre medida, que vai sendo ajustado de acordo com a movimentação dos dentes e da arcada.

No caso do aparelho móvel, esse ajuste é feito através de novos aparelhos mais justos que visam movimentar o dente e a arcada até que a oclusão (mordida) fique perfeita. Já no caso do aparelho fixo, essa movimentação é promovida pelos arcos, que ligam os bráquetes fazendo com que os dentes também se movimentem.

No caso do aparelho fixo, a manutenção do aparelho ortodôntico é fundamental não apenas para o desenvolvimento do tratamento, mas principalmente para a higienização da boca. Como esse tipo de aparelho acaba dificultando a limpeza, a manutenção do aparelho ortodôntico tem como finalidade também remover o tártaro, a placa bacteriana e a sujeira que não é removida através da escovação tradicional.

Qual a importância da manutenção de aparelho dental?

Um tratamento ortodôntico é feito por fases. Isso significa que após o molde da boca do paciente, o ortodontista elabora um aparelho sob medida que será alterado durante todo o tratamento. Este ajuste é o que promove o alinhamento dos dentes, gerando o resultado esperado.

Embora no primeiro dia, logo após a visita ao dentista, a maioria dos pacientes se queixe do incômodo, esse desconforto é necessário e deve ser suportável em termos de dor. Caso o paciente tenha muita dor, o ortodontista poderá receitar alguns analgésicos para minimizar o problema.

De quanto em quanto tempo devo fazer a consulta de manutenção?

Para ter um tratamento de sucesso, o tempo das visitas indicado pelo seu dentista deve ser respeitado e poderá variar conforme o tipo de aparelho e o diagnóstico do paciente.

O tratamento ortodôntico é gradual e seus resultados também dependem do paciente. Quem usa aparelho não deve deixar de fazer a manutenção do aparelho ortodôntico periodicamente.

O ortodontista precisa fazer os ajustes necessários para que o aparelho faça seu trabalho corretamente e a espera muito longa entre essa verificação pode resultar no prolongamento do uso do aparelho. Além disso, a avaliação do dentista é importante para prevenir doenças e indicar bons hábitos.

Dental Form – Clínica odontológica no Rio de Janeiro

Agende agora sua consulta na clínica Tijuca ou na clínica na Barra da Tijuca. Conheça mais sobre a clínica e nossa equipe de dentistas aqui.

Para outras dúvidas e marcação de consulta, clique abaixo para falar com nosso atendimento via WhatsApp.