Sensibilidade no dente: o que fazer para cuidar e aliviar a sensibilidade

Muitas pessoas são afetadas pela sensibilidade no dente. A condição gera incômodo e acaba afetando significativamente nossas vidas, seja pela dor ao ingerir uma bebida, ou até mesmo pelas restrições na alimentação que buscam reduzir a dor nos dentes sensíveis.

Para responder algumas das principais dúvidas que recebemos de nossos pacientes, apresentamos abaixo o que fazer para evitar, como aliviar e, principalmente, explicar que é a sensibilidade nos dentes.

O que é sensibilidade no dente?

Sensibilidade no dente é a condição causada quando ocorre o desgaste do esmalte dentário ou a retração da gengiva, expondo a dentina (parte mais macia e interna do dente) e reduzindo a proteção da raiz do dente.

A consequência disso são sensações indesejadas principalemnte ao ingerir alimentos e bebidas quentes, frias, doces e muito ácidas. Em alguns casos, até a respiração em ambiente frio pode gerar a dor.

Para pessoas que sofrem com dentes sensíveis, o mais importante é entender que ignorar esta condição pode levar a problemas ainda mais sérios para a saúde bucal.

sensibilidade no dente o que fazer

Quais são as causas da sensibilidade nos dentes?

Várias situações podem levar a uma pontada ou dor de dente em pessoas com sensibilidade nos dentes. Entre as principais situações relacionadas com a sensibilidade dentária estão:

  • Dor ao ingerir alimentos ou bebidas geladas
  • Dor ao ingerir alimentos ou bebidas quentes
  • Dor ao ingerir alimentos doces ou azedos
  • Dor ao inspirar ar frio
  • Dor ao escovar os dentes

Tratamentos para sensibilidade no dente

O tratamento da sensibilidade dentária irá depender da causa, por isso, deve-se recorrer ao dentista para efetuar o diagnóstico e iniciar o tratamento do problema.

Em casos onde existe sensibilidade no dente, que não tenha cárie nem fratura, o dentista pode efetuar os seguintes tratamentos de dessensibilização dentária:

  • Fazer tratamentos à base de flúor;
  • Aplicação tópica de outros dessensibilizantes;
  • Orientar a escovação correta, explicando a técnica mais eficiente nestes casos, que além de melhorar os sintomas relacionados com a sensibilidade, promove uma boa higiene oral;
  • Receitar um creme dental específico para dentes sensíveis;
  • Realizar terapia com laser de baixa intensidade.

No caso de pacientes com bruxismo, o dentista pode aconselhar o uso de placas de bruxismo, que encaixam nos dentes, impedindo assim o ranger dos dentes.

Clínica odontológica RJ

Alívio da sensibilidade – 6 formas de amenizar o incômodo

Embora o tratamento feito com um especialista seja fundamental para cuidar dos dentes sensíveis, existem algumas medidas simples que ajudam a atenuar a dor e o incômodo que a sensibilidade provoca:

  1. Usar uma escova de dentes extra macia;
  2. Escovar os dentes evitando fazer força em excesso;
  3. Usar creme dental específico para sensibilidade dentária;
  4. Usar creme dental com alta concentração de flúor para ajudar fortalecer o esmalte;
  5. Evitar alimentos ácidos;
  6. Aguardar para pelo menos 20 minutos após as refeições, antes de escovar os dentes.

Dúvidas comuns sobre sensibilidade dentária

Dor de dente: a sensibilidade e a cárie no dente

Quando é por uma lesão cariosa, a dor pode ser causada por agentes externos como frio ou doce, bem parecido com a sensibilidade de dente. Isso acontece pelo desgaste do esmalte, deixando a dentina exposta. Já a sensibilidade dentária se dá, em geral, quando há alguma retração da gengiva, deixando um pouco da raiz exposta.

O diagnóstico precisa ser feito por um dentista para identificar em qual caso o paciente se encaixa. A lesão de cárie é caracterizada por mancha branca ou escura acompanhada, geralmente, por uma cavidade. Por outro lado, a sensibilidade se dará, geralmente, na região próximo à gengiva, onde haverá a retração gengival ou um desgaste na superfície do dente, próximo à raiz.

Bruxismo causa sensibilidade no dente?

Você tem o hábito de ranger os dentes, à noite ou durante o dia? Se isso acontecer, talvez você esteja com bruxismo. Condição que provoca o apertamento dentário e, consequentemente, o desgaste do esmalte dos dentes, que por sua vez leva a exposição da dentina. Nesse caso, é importante consultar um dentista para conhecer o melhor tratamento para bruxismo para cada caso.

Clareamento dental deixa os dentes sensíveis?

O componente de branqueamento do produto penetra na dentina e na polpa, localizada no centro do dente, o que pode causar inflamação e sensibilidade temporária. A irritação também pode ser provocada indiretamente pela pressão causada pelo gel aprisionado na moldeira de clareamento. Antes de realizar qualquer procedimento, mesmo que seja caseiro, converse com seu dentista. Nesta página reunimos tudo o que você precisa saber sobre clareamento dental.

Posso ter sensibilidade no dentes após uma restauração?

Sentir uma sensibilidade nos dentes após a restauração é comum. Em casos de restaurações mais profundas pode ocorrer um pouco de sensibilidade a mastigação ou ao frio somente nos primeiros dias e depois desaparecer. O incômodo também pode ser provocado por uma restauração que está alta e precisa ser revisada pelo especialista.

Se um dente com restauração está doendo constantemente, o mais indicado é procurar seu dentista para realizar uma avaliação clínica e com raio-x para chegar a um diagnóstico. Uma vez feito o diagnóstico, pode ser deita a substituição da restauração antiga ou até mesmo o tratamento de canal.

Concluindo este assunto relevante para um grande número de pacientes, fica a mensagem de, em primeiro lugar, manter sempre o hábito de higiene bucal. Ele será fundamental para evitar uma série de problemas graves. Além disso, mantenha a regularidade nas visitas ao seu dentista, a recomendação é que se faça uma consulta de rotina a cada 6 meses.

Dental Form – Clínica odontológica no Rio de Janeiro

Agende agora sua consulta na clínica Tijuca ou na clínica na Barra da Tijuca. Conheça mais sobre a clínica e nossa equipe de dentistas aqui.

Para outras dúvidas e marcação de consulta, clique abaixo para falar com nosso atendimento via WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.