Como funciona o tratamento para sorriso gengival com Toxina Botulínica

O que é o sorriso gengival

Denominamos Sorriso Gengival a situação em que a gengiva exposta ao sorrir se apresenta desproporcional em relação aos dentes (considera-se um sorriso harmonioso 1 a 2 mm de gengiva aparente).

Muitos pacientes acabam por sentirem-se desconfortáveis ao sorrir em fotos ou costumam colocar a mão na frente quando vão dar risadas.

sorriso gengival antes e depois

Quais são as causas mais comum para o sorriso gengival?

As causas mais comuns do Sorriso Gengival são o excessivo crescimento vertical da face, lábios curtos, maior atividade dos músculos elevadores do lábio superior e asa do nariz, dentes menores que o comum e gengiva em excesso.

Como tratar o sorriso gengival?

O tratamento do Sorriso Gengival depende da causa do problema. Casos relativos ao crescimento e desenvolvimento desordenado dos ossos da face, dentes e gengiva apresentam resultados definitivos com a utilização de tratamentos protéticos e cirúrgicos.

A indicação da toxina botulínica para o tratamento

Em alguns casos, como na atividade maior dos músculos elevadores do lábio superior e da asa do nariz e também em situações onde o paciente não deseja passar por procedimentos cirúrgicos e protéticos, é indicada a aplicação de Toxina Botulínica nos músculos responsáveis pela elevação do sorriso, causando leve “relaxamento” localizado e reversível.

Esta técnica permite a recuperação da simetria facial em 2 semanas aproximadamente e o efeito tem duração média de 4 a 6 meses, quando indica-se nova aplicação.

O tratamento ideal é obtido após o correto diagnóstico e planejamento do caso clínico.

Consulte seu dentista.

1 comentário em “Como funciona o tratamento para sorriso gengival com Toxina Botulínica”

1. Pingback: Dúvidas entre Botox e Preenchimento Facial? Conheça as diferenças!