Tipos de Clareamento Dental: caseiro, consultório, qual escolher?

A busca por um sorriso mais bonito e harmônico é cada vez mais comum, sendo o clareamento dental um dos procedimentos mais buscados pelos pacientes da Dental Form aliar a estética à saúde bucal. Além de explicar quais são os tipos de clareamento dental existentes, também falaremos das características de cada um.

Quais são os tipos de clareamento dental?

No procedimento se segue a técnica de clareamento por gel, existem dois tipos de clareamento dental: o caseiro e o de consultório. Seu dentista poderá indicar qual deles é mais apropriado para você. Conheça neste guia, de forma simples e direta, as principais informações sobre o Clareamento Dental no Consultório e o Clareamento Dental Caseiro.

Além disso, nossa equipe está à disposição para esclarecer todas as dúvidas sobre clareamento dental e agendar sua avaliação. Basta falar conosco pelo WhatsApp, clicando no botão abaixo.

Clínica odontológica RJ

Quem pode fazer clareamento dental?

Qualquer pessoa a partir dos 15 anos pode ter seus dentes clareados, desde que atendam a alguns requisitos importantes, como estar com os dentes íntegros e sem muitas restaurações. Caso o paciente já tenha feito tratamento de canal (endodôntico), o dentista deverá avaliar a condição anteriormente para indicar ou não o tratamento.

Outras precauções devem ser tomadas, como evitar o procedimento de clareamento dental em gestantes, lactantes, pacientes que apresentam reação alérgica comprovada ao produto utilizado e aos que apresentam patologias periodontais (doenças gengivais).

Confira abaixo uma lista com as principais contraindicações, ou seja, quem não pode fazer clareamento dental:

  • Pacientes menores de 15 anos
  • Mulheres grávidas
  • Pacientes com cáries
  • Pacientes com restaurações defeituosas ou problemas na gengiva
  • Pessoas alérgicas aos complementos do agente clareador

Como funciona o clareamento dental no consultório?

No clareamento dental feito em consultório usa-se um gel com uma alta concentração do agente clareador (geralmente peróxido de hidrogênio) e por isso pode ocorrer sensibilidade nos dentes. Para sua segurança e conforto, este procedimento só pode ser feito em consultório e por um dentista.

etapas clareamento dental no consultório

O que o dentista faz para clarear meus dentes?

Inicialmente ele irá indicar e registrar a cor dos seus dentes através de uma escala de cores. Após fará uma limpeza nos dentes e protegerá a gengiva deixando apenas os dentes à mostra. Em seguida é aplicado o gel clareador, e se aguarda o tempo de atuação que varia dependendo do gel utilizado. O procedimento é repetido quantas vezes forem necessárias, e ao final do processo poderá ser aplicado um dessensibilizante.

Quanto tempo demora para clarear os dentes no clareamento no consultório?

O tempo varia de acordo com a avaliação feita pelo dentista em cada paciente, do grau de escurecimento e do quanto se deseja clarear. Normalmente entre 1 e 3 sessões de 45 minutos se alcança um resultado satisfatório.

Como funciona o clareamento dental caseiro

No clareamento dental caseiro, o paciente, sob a orientação do dentista, recebe um gel de peróxido de carbamida ou hidrogênio e uma moldeira, e faz segue seu tratamento em casa.

clareamento dental caseiro, como fazer

Quanto tempo demora para clarear os dentes no clareamento caseiro?

O tratamento caseiro deve ser realizado em média de 8 a 12 dias em aplicações de 30 minutos à várias horas por dia (quando feito durante a noite), o que depende do produto e sua concentração. Este tempo de tratamento também varia de acordo com a avaliação feita pelo dentista em cada paciente, do grau de escurecimento e do quanto se deseja clarear. Além disso, ele vai indicar a forma de uso da moldeira e do gel e estimar o tempo apropriado de uso do clareador.

Como funciona o Clareamento Misto, a combinação entre os dois tipos?

Conhecido como Clareamento Misto, é a combinação entre a técnica de clareamento caseiro e clareamento no consultório. Essa técnica combinada normalmente é indicada em casos onde o paciente procura mais rapidez no processo, ou quando o clareamento não está acontecendo conforme o previsto.

Comparação entre os tipos de clareamento dental

Vantagens do Clareamento Caseiro

  • Mais efetivo para pigmentações complexas
  • Superfície clareada é mais homogênea
  • Facilidade de aplicação pelo paciente
  • Pode ser realizada com maior frequência

Vantagens do Clareamento no Consultório

  • Tratamento mais rápido que o caseiro
  • Indicado para casos com sensibilidade e retração gengival
  • Aplicação individual conforme pigmentos de cada dente

Quais cuidados são necessários após a realização de um clareamento dental?

Durante o tratamento algumas orientações importantes têm de ser seguidas para uma eficácia maior e prevenção da sensibilidade. A restrição de alimentos e bebidas com corantes e pigmentos fortes (café, vinho, açaí, molho shoyo), durante o tratamento é ideal. Para se prevenir incômodos pode ser utilizada pasta contra sensibilidade e bochechos com fluoreto de sódio a 0,05%.

Clareamento Dental RJ, onde fazer o tratamento?

A Clínica Odontológica Dental Form possui especialistas em estética dental, atendendo a diversos procedimentos que promovem um sorriso perfeito, alinhando a estética à função.

Nosso time de dentistas na Tijuca, na Rua Haddock Lobo, e dentistas na Barra da Tijuca, na Av. das Américas, está pronto para te receber.

Entre em contato conosco para agendar sua avaliação, conhecer o preço do clareamento dental e até mesmo casos de antes e depois.

Dental Form – Clínica odontológica no Rio de Janeiro

Agende agora sua consulta na clínica Tijuca ou na clínica na Barra da Tijuca. Conheça mais sobre a clínica e nossa equipe de dentistas aqui.

Para outras dúvidas e marcação de consulta, clique abaixo para falar com nosso atendimento via WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *