Tratamento para Gengivite: causa, sintomas e como tratar

A gengivite é uma inflamação da gengiva que acontece devido ao acúmulo de placas bacterianas entre os dentes, o que leva ao aparecimento de alguns sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva. Conheça abaixo os principais sintomas, suas causas e o tratamento para gengivite.

Quais são os principais sintomas da gengivite?

• Inchaço e vermelhidão gengival;
  • Sangramento gengival (na escovação e passagem do fio dental);
  • Gosto ruim e mau hálito;
  • Retrações gengivais.

O que causa inflamação na gengiva?

Na maioria das vezes sua causa está relacionada à higienização deficiente, levando ao acúmulo de placa (bactérias do trato oral, resíduos de comida, muco), que pela liberação de toxinas irrita a gengiva. Além desse fator de risco, são comuns também em:

• pacientes diabéticos;
  • deficiência nutricional;
  • fumantes;
  • imunodeprimidos;
  • idade avançada;
  • gestantes;
  • mudanças hormonais.

Qual é o tratamento para gengivite?

O tratamento da gengivite se baseia na eliminação da causa através da remoção da placa e do tártaro (placa mineralizada), pelo cirurgião dentista e instruções de correta higienização oral por escovação e passagem do fio dental. A combinação dos procedimentos do profissional com a cooperação do paciente recupera a saúde gengival em dias ou poucas semanas, sendo fundamental pro sucesso do tratamento.

Resumidamente, você pode prevenir a gengivite seguindo os pontos abaixo:

• A escovação correta e o uso apropriado do fio dental promove a remoção da placa e restos de alimentos, além de controlar o aparecimento de tártaro;
  • Evite cigarros e outras formas de tabaco;
  • Ir ao dentista dentista regularmente.

A gengivite não tratada pode levar a perda dos dentes e influenciar na saúde geral do indivíduo, elevando os riscos de AVC, infarto do miocárdio, doenças pulmonares e até na gravidez, levando à prematuridade do bebê.