Raspagem no Dente: Solução para Saúde Bucal

A raspagem no dente e a limpeza dentária são técnicas realizadas por dentistas, com o intuito de manter a saúde bucal do indivíduo e evitar a ocorrência de doenças periodontais e bucais, como a gengivite e a cárie.

raspagem no dente

Agende sua consulta!

Clínica odontológica RJ

Caso prefira, preencha os dados abaixo que entraremos em contato para agendar sua consulta.

Ou agende pelo Telefone: (21) 3189-6444

O que é raspagem no dente?

A raspagem no dente é um tratamento odontológico muito eficaz para remover o tártaro que se instala entre a gengiva e os dentes, podendo causar gengivite ou doenças mais sérias. Seu principal objetivo é remover o tártaro e tratar a gengivite.

Aqui você vai encontrar:

  1. Quais são os procedimentos realizados durante a limpeza dos dentes?
  2. Em que casos a raspagem pode ser indicada?
  3. Quais são os benefícios da raspagem nos dentes?
  4. Como é feita a limpeza dentária?
  5. O que causa tártaro e gengivite?
  6. Raspagem no dente dói?
  7. Como funciona a limpeza do dente para quem tem aparelho ortodôntico?
  8. Limpeza dos dentes e clareamento dental – um combinação para a saúde e harmonia do sorriso?
  9. Como devo cuidar dos dentes após a raspagem dentária?
  10. Qual o valor de uma raspagem nos dentes?
  11. De quanto em quanto tempo preciso fazer limpeza nos dentes?
  12. Atenção aos cuidados após a raspagem no dente?

Quais são os procedimentos realizados durante a limpeza dos dentes?

A limpeza dos dentes (profilaxia) é um procedimento simples. Realizado em uma única consulta, vários procedimentos estão disponíveis para garantir que você já saia do consultório do seu dentista com o sorriso em dia. Entre eles estão a remoção de manchas superficiais, a raspagem no dente para remoção do tártaro e placa bacteriana juntos às gengivas, o diagnóstico de doenças gengivais como a gengivite e, por fim, o polimento superficial que recupera o brilho original dos seus dentes e ainda previne o escurecimento dental precoce.

Clínica odontológica RJ

Em que casos a raspagem no dente pode ser indicada?

A raspagem no dente é indicada nas situações em que o paciente se encontra com:

  • acúmulo de tártaro
  • placa bacteriana
  • cálculos dentários
  • sangramento gengival associado à inflamação da gengiva
  • infecção bucal
  • retração gengival
  • risco de perda dentária

Quais são os benefícios da raspagem nos dentes?

  • Remove de maneira mais profunda as placas bacterianas e tártaro
  • Cessa sangramentos gengivais
  • Cura processos inflamatórios e/ou infecciosos
  • Reduz o amarelo e manchas dos dentes
  • Ameniza a retração gengival e sensibilidade
  • Previne doenças que causam a perda dentária
  • Reduz o mal hálito

Como é feita a limpeza dentária?

A limpeza dentária profissional conta com a remoção da placa bacteriana é feita por meio de ultrassom e outros instrumentos odontológicos. A placa e a película bacteriana são removidas tanto da superfície dos dentes quanto abaixo da linha da gengiva.

O que causa tártaro e gengivite?

Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves.

Uma higiene bucal inadequada, hábito de fumar, estresse e baixa imunidade podem deixar a gengiva sensível às infecções decorrentes da instalação de uma mistura de bactérias, saliva, cálcio e restos de comida que se instalam entre a gengiva e os dentes formando a placa dental. Quando endurecida, essa placa forma o tártaro, que pode acarretar na inflamação da gengiva.

Raspagem no dente dói?

A limpeza profissional dos dentes, realizada pelo dentista, não dói. Os procedimentos realizados durante a consulta para profilaxia dentária, além de não provocarem dores, também não exigem repouso após serem realizados. Tudo muito simples e rápido para não atrapalhar o seu dia-a-dia.

Como funciona a limpeza do dente para quem tem aparelho ortodôntico?

O uso de aparelho ortodôntico facilita o acúmulo de manchas, placa bacteriana e tártaro sobre os dentes. Para os indivíduos em tratamento com estes dispositivos, recomenda-se cuidado redobrado com a limpeza dos dentes.

A higiene frequente é essencial para prevenir o aparecimento de gengivite e periodontite e ainda manter um aspecto mais limpo para o seu sorriso. Um procedimento indispensável e que pode ser realizada até mesmo mensalmente pelo seu dentista.

Como publicamos em nosso blog, algumas dicas podem ajudar os pacientes de tratamentos ortodônticos a manter a limpeza dos dentes eficiente.

Limpeza dos Dentes e Clareamento Dental – um combinação para a saúde e harmonia do sorriso

A combinação da limpeza dos dentes com o clareamento dental é o tratamento ideal para pacientes que desejam alinhar a saúde bucal ao sorriso harmônico.

Seja na técnica de clareamento dental caseiro com moldeiras ou no consultório, renovar a cor dos dentes pode ser o detalhe que faltava para elevar sua autoestima.

Este procedimento, se feito sem a orientação de um especialista, pode gerar reações nocivas às gengivas. Converse com o seu dentista e descubra a técnica que melhor atenda às suas necessidades.

Como devo cuidar dos dentes após a raspagem dentária?

Após a raspagem de dente, o paciente deve seguir algumas recomendações principais, como:

  • Manutenção diária da escovação, 30 minutos após qualquer refeição.
  • Uso do fio dental para remoção completa da placa bacteriana.
  • Visita regular ao dentista para consulta de rotina. Em geral recomenda-se a cada 6 meses.

Qual o valor de uma raspagem nos dentes?

Em primeiro lugar é importante lembrar que investir em uma manutenção para a saúde bucal é também prevenir mais gastos no futuro. Uma boa profilaxia feita com frequência é capaz de evitar o acúmulo de tártaro e o consequente aparecimento de cáries e até tratamento de canal.

O valor da raspagem de dente pode variar por diversos fatores, entre eles a qualificação do profissional, a localização do consultório, estrutura oferecida para o bem-estar dos pacientes e etc.

Em geral, os pacientes podem encontrar o procedimento de limpeza dentária em valor que pode ir de R$ 200,00 a R$ 1.000,00, de acordo com as variáveis mencionadas anterioremente.

Na Dental Form, além de realizar o procedimento de raspagem dentária com valores acessíveis aos pacientes, oferecemos condições especiais, como descontos no valor da limpeza a ser aplicado a outros procedimentos, caso o paciente inicie o tratamento conosco. Entre em contato para saber mais.

Além disso, na Dental Form, somos credenciados nos principais planos odontológicos do país. Dessa forma, nossos pacientes podem realizar este procedimento com a cobertura completa.

Nossas clínicas com dentista na Tijuca e dentista na Barra da Tijuca fazem parte da rede credenciada da Amil Dental, OdontoPrev, Bradesco Dental, Unimed Odonto, MetLife, Primavida, Sulamérica Odonto, BB Dental, entre outros planos odontológicos.

De quanto em quanto tempo preciso fazer limpeza nos dentes?

Para manter a saúde bucal em dia, recomenda-se a consulta de rotina a cada 6 meses com o dentista para limpeza dos dentes.

Independentemente de uma boa higienização bucal, com enxaguante e fio dental por exemplo, nossa boca tende a acumular tártaro e placa bacteriana.

Mantendo estas recomendações você evita possíveis doenças periodontais e danos às estruturas da boca.

Atenção aos cuidados após a raspagem no dente

  • Deve-se ficar pelo menos 30 minutos sem ingerir nada. Esse tempo é essencial para que o flúor possa agir após a profilaxia.
  • Não escove os dentes na sequência. Pelo mesmo motivo do ponto anterior, a escovação pode ser retomada pelo menos duas horas após o procedimento.
  • Mantenha a regularidade nas consultas de rotina a cada 6 meses. A limpeza dentária profissional é fundamental para sua saúde bucal.

Unidades

Com atendimento particular e aos principais planos odontológicos, nosso time de dentistas está presente na Tijuca e na Barra da Tijuca. Entre em contato conosco e agende hoje sua consulta!

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-Feira, das 08:00 às 19:00

Dúvidas e marcação de consultas:

(21)  97291-7489 / (21)  3189-6444 / atendimento@dentalform.com.br

Clínico Geral na Tijuca

Rua Haddock Lobo, 210, Sala 507 – Tijuca, Rio de Janeiro

Clínica na Barra da Tijuca

Av. das Américas, 2901, Salas 803/804 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Conheça a Dental Form

​Criada em 2016, a Dental Form reúne especialistas nas principais disciplinas da odontologia para oferecer aos pacientes um atendimento integral, promovendo a saúde bucal alinhada aos aspectos funcionais e estéticos. 

  • Mais de 5.400 pacientes atendidos
  • Corpo clínico formado por especialistas em todas as áreas da odontologia
  • Instalações modernas e localização privilegiada com clínica na Tijuca e na Barra da Tijuca