O que é Bruxismo? Conheça os sintomas e as opções de tratamento

o que é bruxismo?

Agende sua consulta!

Clínica odontológica RJ

Caso prefira, preencha os dados abaixo que entraremos em contato para agendar sua consulta.

Ou agende pelo Telefone: (21) 3189-6444

O bruxismo está entre as principais queixas de pacientes em consultas odontológicas. De acordo com pesquisas recentes da Organização Mundial da Saúde, este é um transtorno que afeta 30% da população mundial. Só no Brasil, de acordo com dados oficiais, 40% das pessoas sofrem com o problema.

Além de acelerar o desgaste dos dentes, o distúrbio, que é neuromuscular, também pode provocar dores na cabeça e pescoço (chamadas orofaciais) e fraturas dentárias. Quando não tratado a tempo, o problema pode até mesmo trazer danos irreversíveis aos dentes.

O tratamento por dentistas requer exames e procedimentos específicos para minimizar os danos aos dentes exercidos pela hiperatividade muscular indesejada dos músculos da mastigação.

Aqui você vai encontrar:


O que é Bruxismo?

O bruxismo é caracterizado por uma disfunção que causa o ranger ou o apertar dos dentes. Podendo apresentar diferentes níveis de intensidade, a evolução em casos mais sérios pode causar problemas até nas articulações mandibulares (ATM).

Qual é o impacto do bruxismo na boca?

Em geral, as consequências mais comuns do bruxismo são:

  • Desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina;
  • Quebra dos dentes e próteses;
  • Sensibilidade dentinária;
  • Dor e mobilidade dos dentes;
  • Dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga facial geral;
  • Dor na articulação temporomandibular
Clínica odontológica RJ

Quais são os tipos de bruxismo?

Existem dois tipos principais, o chamado “bruxismo de vigília” e o “bruxismo do sono”. Além de entender o que é bruxismo, entenda o que os diferencia.

O diurno, que acontece quando o paciente está acordado, e o bruxismo noturno, que está ligado principalmente a um distúrbio de sono. Além da ocorrência em horários distintos, o diurno se caracteriza pela pressão dentária (apertamento) e tem relação com fatores emocionais. Enquanto isso, o noturno é desenvolvido a partir do ranger dos dentes com o paciente inconsciente.

O que causa o bruxismo?

Apesar de ser um problema comum aos pacientes, ainda não existem um consenso científico absoluto a respeito das causas exatas. O bruxismo pode acontecer devido a fatores psicológicos como estresse e ansiedade, ou estar relacionado com fatores genéticos e respiratórios.

É importante identificar a causa para que o tratamento seja mais eficaz, o que normalmente inclui a utilização de uma placa de bruxismo na hora de dormir para evitar o desgaste dos dentes.

Em geral, o transtorno está associado às questões como:

  • ansiedade, stress, excesso de tensão e outros problemas de ordem psicológica;
  • desalinhamento entre os dentes;
  • efeitos colaterais de medicamentos;
  • dores de ouvido ou de dente;
  • refluxo estomacal.

Quais são os principais sintomas do bruxismo?

Os sintomas mais comuns do bruxismo são os desgastes dentários precoces que aparecem de forma simétrica, dores de cabeça e torcicolos.

efeitos do bruxismo

Em casos mais severos, o apertamento e ranger excessivo dos dentes pode resultar em fraturas em dentes e próteses dentárias – problemas que podem exigir tratamentos mais complexos.

Fique atento! Em muitos casos, o problema só é percebido por parentes ou amigos, já que este problema, na maior parte dos casos, se manifesta apenas durante o sono.

Qual é a relação entre o distúrbio e os fatores psicológicos, como ansiedade e estresse?

A saúde mental envolve o bem-estar emocional e psicológico. Não é novidade que não estar bem emocionalmente afeta a vida diária e os relacionamentos. Mas a situação pode ir além e começar a atrapalhar a saúde de forma geral e trazer doenças como os problemas bucais. Surgem assim, cáries, bruxismo e até perda de dentes.

O estresse é uma das principais causas. Para combater a progressão dos sinais e sintomas, adotar hábitos mais saudáveis já pode ser um bom caminho para prevenir o problema.

Quais são as consequências do bruxismo?

Entre as consequências mais comuns é importante destacar a ocorrência de fraturas, dores nas têmporas e rigidez da musculatura facial.

O paciente que tem bruxismo tem mais dificuldade de manter uma boa noite de sono, razão pela qual as alterações nos hábitos noturnos podem ser outro indicativo importante no diagnóstico do problema.

Sensibilidade nos dentes

É comum que pessoas com o distúrbio desenvolvam sensibilidade dentária. Isso acontece porque com o apertamento ou ranger dos dentes o esmalte sofre desgaste e fraturas que acabam expondo a dentina.

Entortar os dentes

O problema pode ocasionar o estreitamento dos dentes, e até mesmo alterar a posição de alguns deles. É recomendado que o paciente procure auxílio profissional o quanto antes para a identificação do distúrbio e indicação do tratamento adequado.

O bruxismo tem tratamento?

O bruxismo não tem cura e o tratamento tem como objetivo aliviar a dor e evitar problemas nos dentes, que geralmente consiste no uso de uma placa de proteção dentária acrílica, durante a noite, que evita o atrito e o desgaste entre os dentes.

Além disso, a placa de bruxismo ajuda também a reduzir a dor e a tensão muscular na região da mandíbula, e previne a dor de cabeça provocada pelo apertar e o ranger dos dentes.

Como tratar o bruxismo?

O principal tratamento consiste no uso da placa miorrelaxante, popularmente conhecidas como placa de bruxismo.

Esses instrumentos auxiliam no combate ao desgaste dos dentes, no relaxamento dos músculos da mandíbula e, consequentemente, contribuem para a redução de dores e outros problemas associados ao bruxismo.

Nas situações mais severas, pode ser tratado de modo multidisciplinar, com o apoio de odontólogos, psicólogos e até fonoaudiólogos.

Em todo caso, é fundamental consultar seu dentista para verificar qual o tratamento mais adequado, contribuindo para a sua saúde bucal e melhora da qualidade de vida.

Placa de Bruxismo

A placa de bruxismo, também conhecida como placa de mordida ou miorrelaxante, desempenha o papel de proteção sobre os dentes em relação aos movimentos, voluntários ou não, provocados pelo problema. O dispositivo móvel se ajusta perfeitamente sobre a superfície dos dentes.

Como funciona a placa miorrelaxante?

Via de regra, as placas são produzidas a partir do acrílico, o que as tornam um dispositivo móvel e rígido. Entretanto, existem no mercado as placas macias que são produzidas com silicone Com o uso da placa o paciente evita o contato entre os dentes, dessa maneira eles não sofrem atrito e não sofrem desgastam. Mas não apenas isso, a placa também tem a função de inibir movimentações involuntárias o que contribui para evitar os sintomas do dia seguinte.

Toxina Botulínica (Botox)

Apesar de não se saber ao certo o que causa o este problema, na prática, acontece uma alteração causada no sistema nervoso central, responsável por gerar o apertamento ou ranger dos dentes. Nesse sentido toxina botulínica surge como uma excelente opção de tratamento, já que ela atua diretamente sobre esta alteração.

Tratamento Multidisciplinar

Outra opção normalmente indicada é adotar o tratamento multidisciplinar, ou seja, envolvendo diversos especialistas. Dentista, pediatra, psiquiatra, otorrinolaringologista e psicólogo são alguns dos profissionais que podem auxiliar nesse tratamento multidisciplinar.

Como recuperar o desgaste nos dentes?

Dentes desgastados são frequentes em pacientes com bruxismo. Além dos riscos para fraturas, a diminuição da estrutura dental pode evoluir até a incapacitação funcional do dente.

Para recuperar os dentes desgastados, restaurações em porcelana ou resina, próteses dentárias fixas e laminados cerâmicos como facetas em porcelana estão disponíveis para restabelecer a harmonia do sorriso.

O bruxismo é um problema muito comum e que pode trazer consequências graves para o paciente. De difícil diagnóstico, a orientação é que o paciente observe os movimentos durante o dia e peça para um familiar fazer o mesmo quando ele está dormindo.

Se não tratado, pode vir a causar problemas como a disfunção temporomandibular, já mencionada, entre outros.

Por isso, o cuidado com a sua saúde e realização de visitas frequentes ao dentista podem contribuir para uma boca mais saudável e maior qualidade de vida.

Se você suspeita de sofrer com este distúrbio, agende uma consulta em uma de nossas unidades e converse com seu dentista.

A Dental Form está pronta para te receber, seja com nossa equipe de dentistas na Tijuca ou dentistas na Barra da Tijuca.

Unidades

Com atendimento particular e aos principais planos odontológicos, nosso time de dentistas está presente na Tijuca. Entre em contato conosco e agende hoje sua consulta!

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-Feira, das 08:00 às 19:00

Dúvidas e marcação de consultas:

(21)  97291-7489 / (21)  3189-6444 / atendimento@dentalform.com.br

Clínico Geral na Tijuca

Rua Haddock Lobo, 210, Sala 507 – Tijuca, Rio de Janeiro

Conheça a Dental Form

​Criada em 2016, a Dental Form reúne especialistas nas principais disciplinas da odontologia para oferecer aos pacientes um atendimento integral, promovendo a saúde bucal alinhada aos aspectos funcionais e estéticos. 

  • Mais de 5.400 pacientes atendidos
  • Corpo clínico formado por especialistas em todas as áreas da odontologia
  • Instalações modernas e localização privilegiada com clínica na Tijuca