Os implantes dentários são responsáveis por transformar o sorriso e a vida de milhões de pacientes. Com o avanço da tecnologia, o procedimento pode ser realizado com segurança, pouco tempo e de forma indolor.

Entre em contato para agendar sua avaliação e iniciar essa transformação que mudará sua autoestima e qualidade de vida.

implantes dentários

Agende sua consulta!

Clínica odontológica RJ

Caso prefira, preencha os dados abaixo que entraremos em contato para agendar sua consulta.

Ou agende pelo Telefone: (21) 3189-6444

O que é implante dentário?

O implante dentário é um procedimento que permite a reabilitação oral a partir da fixação de um pino no maxilar, onde será colocada uma prótese dentária de forma permanente.

Os implantes dentários são indicados nos casos onde a pessoa perdeu um ou mais dentes devido a fatores como: cáries, periodontite ou infecções.

O procedimento é feito sob anestesia local para que a incisão na gengiva e a fixação no osso seja indolor. Além disso, após o procedimento, o dentista pode indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos para favorecer a recuperação e diminuir a dor que pode ser sentida.

como funciona o implante dentário

Quando colocar implantes dentários?

O momento para realizar o procedimento pode variar bastante. Inicialmente o dentista vai fazer uma avaliação das necessidades do paciente, onde poderá determinar o momento ideal para colocação do implante.

Recomenda-se que o implante seja colocado no momento da perda de um dente. Nesse contexto, é fundamental a análise de um dentista, que vai avaliar as condições daquele paciente. Depois da avaliação do dentista e realização dos exames, é agendado o procedimento cirúrgico no consultório. Ele demora cerca de uma hora, e é realizada anestesia local.

A etapa seguinte a instalação do implante, é a colocação de um dente provisório. Decorrido um prazo, que dependerá de cada caso, e após a cicatrização, será colocada a prótese dentária definitiva.

Quais são as indicações para implantes dentários?

Os implantes dentários podem ser indicados pelo dentista quando o paciente perde um ou mais dentes ou quando há necessidade de uma reabilitação oral total, devido a:

Os implantes dentários são muitas vezes associados à estética, com a transformação do sorriso e, consequentemente, da autoestima, mas também é muito importante para melhorar a mastigação. Além da função mastigatória, existem também os benefícios no tratamento da dor na articulação temporomandibular (ATM).

Pacientes após a extração de dente

Os tratamentos dentários para para cáries evoluíram bastante nos últimos anos. Atualmente, a extração de dente só é feita caso necessária. Os pacientes que tiveram os dentes extraídos são indicados para a reabilitação oral por meio de implante dentário.

Quando há perda de dentes em situações variadas

Outro caso onde a indicação para o implante é quando em acidentes de trânsito, quedas ou demais ocorrências, a pessoa perde um ou mais dentes. Neste caso, vale ressaltar que o implante não deve ser visto apenas como um procedimento estético, mas também como procedimento cirúrgico para melhorar a saúde bucal das pessoas, proporcionando qualidade de vida.

Pessoas que nasceram com ausência de dentes

A agenesia dentária é uma situação em que a pessoa nasce com a ausência de um ou mais dentes. Mesmo quando há a troca dos dentes de leite para os permanentes, a falta de dentes pode persistir.

Logo, essa é uma das situações onde o implante dentário é uma opção para facilitar a reabilitação oral em pessoas adultas. Neste caso é fundamental fazer o exame radiológico para garantir que o dente, de fato, não existe ou avaliar se ele não está incluso na gengiva (o que ocorre quando não há erupção do dente).

Quando o implante dentário é contraindicado?

O tratamento com implantes dentários deve ser avaliado rigorosamente. É importante saber quando há algum fator de risco que possa comprometer o sucesso do procedimento. Listamos abaixo alguns casos onde o tratamento de implantes dental é contraindicado.

Pessoas com bons hábitos de saúde bucal

Um dos casos onde é mais difícil realizar o procedimento de implante com sucesso é em pacientes com doença periodontal. São inflamações nas gengivas que, em casos mais graves, podem ocasionar a queda dos dentes em função da perda óssea causada pela inflamação.

Entre as principais formas de evitar essa doença está a manutenção dos bons hábitos de higiene bucal. Portanto, escovar os dentes com frequência, usar fio dental e manter a rotina de visita ao dentista são ações necessárias para prevenir essa doença e permitir a realização de implantes dentários.

Crianças e jovens em formação óssea

A colocação de implantes dentários não é recomendada para crianças e jovens ainda em formação óssea. O motivo é simples: durante essa fase, o osso ainda não tem a resistência necessária para a execução do procedimento. Por isso, é importante realizar os exames adequados para garantir que a fase de crescimento esteja finalizada.

Quem toma medicamentos da classe bifosfonatos

Pacientes com osteoporose ou que tenham algum tipo de doença que precise se medicar com bifosfonatos devem passar por uma avaliação mais criteriosa antes de fazer o implante.

Pessoas que fumam

De acordo com um estudo realizado na China, em dezembro de 2016, o processo de integração óssea é um pouco mais lento em pessoas que fumam do que em não fumantes. Entretanto, o processo total de cicatrização foi concluído com sucesso ao final do tempo necessário.

A conclusão do estudo diz que fumar não impede a realização do implante com sucesso. Entretanto, é preciso a conscientização de que esse hábito contribui para o surgimento de doenças periodontais, o que pode ser um fator de risco para complicações posteriores.

Quem tem doenças preexistentes

Conforme um estudo realizado sobre a influência da diabetes mellitus na osseointegração de implantes dentários, a recomendação médica é de que o procedimento só seja feito caso o paciente esteja com a glicemia controlada. Em pacientes descompensados, não é recomendada a execução do procedimento, pois podem ocorrer falhas na osseointegração em função do alto nível glicêmico.

A incidência de outras doenças também restringe a realização do procedimento, como:

  • Pacientes em tratamento contra um câncer
  • Pessoas que fazem hemodiálise
  • Pessoas que realizaram cirurgia cardíaca nos últimos 6 meses
  • Pessoas que sofreram infarto ou AVC recentemente

Quais são os benefícios do implante dentário?

Além da questão estética pela transformação do sorriso, a realização do implante proporciona uma série de benefícios às pessoas. Confira abaixo como esse tratamento contribui para a melhora em diversos fatores da saúde bucal.

Melhora na mastigação

A ausência de dente interfere na qualidade da mastigação, pois cada um sua função específica para a trituração do alimento. Quando a dentição é completa e a mastigação é bem-feita, há uma melhora significativa no processo de digestão. Quando há perda de algum dente, os alimentos não são mastigados de forma correta, refletindo na piora da absorção de nutrientes, por exemplo.

Manutenção dos dentes vizinhos

Na falta de um dente, os dentes vizinhos ficam sem apoio e começam a se movimentar. Os dentes próximos começam a se inclinar, enquanto os superiores tendem a descer em direção ao espaço vazio. Esse processo facilita o aparecimento de outros problemas como a exposição da raiz do dente deslocado, o que pode causar sensibilidade.

Facilidade para a higienização

O processo de higienização de um implante dentário é bem mais simples que em próteses removíveis. Entre os principais cuidados, estão a escovação diária e a limpeza com fio dental. Em resumo, a higienização de dentes implantados é a mesma feita aos dentes naturais.

Maior conforto

Quando o procedimento de implante é finalizado, a sensação é a de que o dente implantado é igual ao natural, ou seja, não se movimenta durante o processo de mastigação ou durante a fala, proporcionando maior conforto às pessoas.

Aspecto mais natural

O dente implantado tem aspecto natural. Por isso, embora a estética não deva ser o fator determinante para optar por um implante, ele contribui para melhorar a autoestima das pessoas.

Durabilidade

Como o material do pino permite a integração óssea, a durabilidade do dente implantado é extremamente longa. Isso significa que, se houver a conservação da peça com a devida higiene bucal, o implante pode durar cerca de 20 anos.

Quais são os tipos de implantes dentários?

Implante unitário

O implante unitário é aquele feito para repor apenas um dente. 

Implante dois por três

O modelo dois por três é indicado para pacientes que precisam repor três dentes vizinhos.

Carga imediata

O implante de carga imediata é feito de forma semelhante ao unitário. A diferença é que o cirurgião fará a análise para verificar a possibilidade de já colocar uma prótese provisória.

Prótese Protocolo Fixo

A confecção da prótese é feita sob uma barra e revestida por uma gengiva artificial, em que são colocados os dentes de resina. A vantagem desse modelo é que a prótese fica completamente presa na boca, o que proporciona a segurança necessária pra você viver em tranquilidade.

Prótese overdenture

A prótese overdenture é um modelo que também é indicado para pessoas que perderam todos os dentes. Para a sua utilização, é preciso fazer dois implantes na região frontal que permitirão o encaixe e desencaixe da prótese. Dessa forma, ela apresenta maior estabilidade que as dentaduras comuns, o que significa mais segurança e conforto durante a mastigação.

Como funciona o implante dentário?

O implante dentário deve ser feito no consultório do dentista sob anestesia local. Antes de realizar a colocação do implante, o dentista pode solicitar alguns exames que
permitem visualizar melhor a localização dos dentes, a qualidade e estrutura óssea e quais dentes deverão ser substituídos.

Após essa avaliação inicial, pode ser iniciado o processo de implante dental, em que o dentista realiza a higienização bucal completa da pessoa, aplica anestésico no local em
que será realizado o procedimento, faz a extração de algum dente, caso haja necessidade. Em seguida, é realizada a instalação do implante no osso para permitir a sustentação
futura da coroa do dente.

No implante dentário tradicional o encaixe e adaptação do dente no implante levará em média, 6 meses para os dentes de cima e 4 meses para os de baixo. Após o procedimento o médico indicará analgésicos e o repouso que poderá ser somente de 24 horas, mas é importante evitar esforços e fazer atividade física na primeira semana. Além
disso, é importante que após o procedimento a pessoa tenha uma alimentação leve e realize a higienização bucal normalmente.

implante dentário

Quais são as etapas para colocação de implantes dentários?

  1. Preparação e avaliação

O dentista irá solicitar e avaliar exames que permitem visualizar a melhor localização dos dentes e a estrutura óssea.

  1. Higienização

O dentista realiza a higienização bucal completa, aplica anestésico no local, faz a extração de algum dente, caso haja necessidade.

  1. Instalação do implante

Em seguida, é realizada a instalação do implante no osso para permitir a sustentação futura da coroa do dente.

  1. Colocação das próteses

A etapa final, após a recuperação total da gengiva, é a confecção e colocação das próteses. Pode levar algumas sessões e é uma fase totalmente indolor.

Quais são os principais cuidados antes e depois de colocar implantes dentários?

É importante tomar alguns cuidados ao fazer um implante dentário, tanto antes quanto depois do procedimento.

Cuidados no pré-operatório

Os exames pré-operatórios são fundamentais para identificar problemas de saúde e avaliar a situação clínica do paciente antes da cirurgia. Portanto, é um fator crítico para o sucesso do procedimento e um cuidado que não pode ser negligenciado.

Cuidados com a saúde bucal no pós-operatório

Após a cirurgia, o paciente deve seguir as recomendações, que incluem medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Sobre a higienização, é preciso seguir à risca as orientações do cirurgião, pois ela deverá ser feita com mais delicadeza para evitar lesões na área da cirurgia.

Outra recomendação é que, nos primeiros dias, seja feito repouso para evitar esforços que ocasionem sangramentos na região do implante. Compressas com gelo no local para diminuir o inchaço também é uma boa pedida.

Cuidados com a alimentação após a cirurgia

Sobre a alimentação, a indicação é optar por alimentos líquidos e gelados durante as primeiras 48 horas. Até o final da primeira semana, prefira tudo o que for pastoso, como sorvetes, gelatinas, sucos, caldinhos e vitaminas.

Cuidados com a prótese e visitas ao dentista

Os hábitos após a prótese ser colocada devem seguir os mesmos feitos com os dentes naturais, ou seja, escovação diária após as refeições, limpeza com fio dental, além de fazer a visita ao dentista de maneira periódica.

Quanto custa um implante dentário?

Os preços do implante vão variar de acordo com as particularidades de cada paciente. Além da quantidade de implantes, é necessário avaliar o grau de complexidade do caso.

A Dental Form tem condições que facilitam o pagamento, tornando o tratamento acessível. Entre em contato em uma de nossas unidades e agende sua avaliação. Estamos no seu aguardo!

Qual dentista faz o procedimento de implantes dentários?

O dentista responsável por deixar o sorriso completo com a inserção de implantes dentários é o Implantodontista. Essa especialidade não é a mesma coisa que o protesista, pois trabalha apenas com a reposição de um ou todos ou dentes.

Onde fazer implante dentário?

A Dental Form reúne especialistas nas principais disciplinas da odontologia para oferecer aos pacientes um atendimento integral, promovendo a saúde bucal alinhada aos aspectos funcionais e estéticos.

Nossas clínicas odontológicas contam com dentista especializado em implante dentário na Tijuca e na Barra da Tijuca. Entre em contato conosco para agendar sua avaliação de implante dentário no RJ.

Clínica odontológica RJ

Unidades

Com atendimento particular e aos principais planos odontológicos, nosso time de dentistas está presente na Tijuca e na Barra da Tijuca. Entre em contato conosco e agende hoje sua consulta!

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-Feira, das 08:00 às 19:00

Dúvidas e marcação de consultas:

(21)  97291-7489 / (21)  3189-6444 / atendimento@dentalform.com.br

Clínico Geral na Tijuca

Rua Haddock Lobo, 210, Sala 507 – Tijuca, Rio de Janeiro

Clínica na Barra da Tijuca

Av. das Américas, 2901, Salas 803/804 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Conheça a Dental Form

​Criada em 2016, a Dental Form reúne especialistas nas principais disciplinas da odontologia para oferecer aos pacientes um atendimento integral, promovendo a saúde bucal alinhada aos aspectos funcionais e estéticos. 

  • Mais de 5.400 pacientes atendidos
  • Corpo clínico formado por especialistas em todas as áreas da odontologia
  • Instalações modernas e localização privilegiada com clínica na Tijuca e na Barra da Tijuca

Perguntas frequentes sobre implantes dentários

Qual é o melhor tipo de implante dentário?

O implante de titânio é o mais indicado, pois este tipo de material é inerente ao osso, ou seja, não causa rejeição pelo organismo. De acordo com especialistas, este material oferece de 30% a 80% a mais de contato entre o osso e o implante, acelerando o processo de cicatrização e conquistando mais longevidade.

Implante dentário dói?

Não. Atualmente, com o avanço de tecnologia e técnicas cada vez mais simples, o tratamento é realizado sob efeito de anestésico. Além disso são administrados medicamentos antes e depois da cirurgia, garantindo um pós-operatório bem simples e confortável ao paciente.

Como é a recuperação do implante dentário?

O tempo de recuperação de um implante dentário pode acontecer de 3 semanas até 6 meses. A osseointegração é a etapa que pode demorar mais, já que representa o tempo que o organismo passa a entender o implante como parte do próprio corpo. Por conta disso, o estado ósseo do paciente e o material utilizado podem fazer com que o período de recuperação seja diferente.

O pós-operatório da cirurgia de implante é o mais tranquilo entre as cirurgias odontológicas. A instalação de implantes exige uma técnica que não causa danos às células ao redor do implante para que a osseointegração ocorra com sucesso. O mais comum entre os pacientes é sentir incômodos na gengiva. Neste caso, são receitados analgésicos conforme o caso.

Ficarei sem dentes durante o tratamento de implantes dentários?

O paciente não fica sem dentes durante o tratamento. É feita uma prótese provisória com um material mais simples, sendo fixada aos dentes com um material de fácil remoção. O uso da prótese provisória é importante para proteger os dentes vizinhos e promover um bom resultado estético.

7 cuidados para se ter após implantes dentários

Após colocar o implante, é importante tomar os medicamentos recomendados pelo dentista. Depois do pós operatório, alguns cuidados vão ficar para sempre na sua vida, como:

  • Para de fumar;
  • Fazer a higiene bucal adequada depois das refeições;
  • Adotar uma alimentação mais balanceada;
  • Abandonar maus hábitos bucais, como abrir garrafa com os dentes;
  • Parar de roer unhas;
  • Não morder objetos muito duros;
  • Fazer o acompanhamento regular com o seu dentista.

Como faço para agendar uma avaliação para implantes dentários?

Para marcar uma avaliação de implante dentário no RJ na clínica odontológica Dental Form é muito fácil. Você pode entrar em contato conosco nos canais indicados aqui para marcar com um dentista na Tijuca, ou aqui para marcar com um dentista na Barra da Tijuca.