Prótese Dentária

A prótese dentária é uma estrutura que pode ser utilizada com o objetivo de reabilitar e restaurar o sorriso por meio da substituição de um ou mais dentes que faltam na boca do paciente. Este tratamento busca resgatar a função dos dentes, já que a ausência do dente pode prejudicar a mastigação e a fala do paciente.

O tipo de prótese dentária depende da quantidade de dentes comprometidos ou em falta e da condição da gengiva.

Agende sua avaliação e converse com nossos dentistas especialistas.

Clínica odontológica no rio de janeiro
Prótese Dentária

Marque sua consulta

Preencha o formulário e nós entraremos em contato para agendar sua consulta.

Principais tipos de Prótese Dentária

Prótese Parcial

A prótese parcial tem o objetivo de reter os dentes saudáveis, havendo a substituição apenas daqueles que faltam, dando mais estabilidade na hora da mastigação e da fala. Normalmente esse tipo de prótese é indicada quando não é possível fazer um implante, principalmente quando a gengiva não está em condições adequadas. É importante que a pessoa tenha atenção à higienização dessa prótese, pois caso contrário pode escurecer ao longo do tempo e causar inflamação na gengiva.

A prótese parcial provisória é indicada quando há recomendação da realização da colocação de um implante, por exemplo, mas a saúde bucal e geral do paciente está prejudicada, não sendo recomendada a realização do procedimento naquele momento.


Prótese Total

A prótese total, conhecida como dentadura, é indicada quando a pessoa perde vários dentes, sendo a prótese feita de acordo com o formato, tamanho e cor dos dentes originais, evitando que o sorriso fique artificial.

O uso da dentadura é recomendado quando a fala e a mastigação são prejudicadas pela falta de dentes, mas também podem ser usadas para estética, pois a falta de dentes pode deixar o rosto com aspecto flácido.

Prótese Fixa

As próteses fixas são indicadas quando há necessidade de preencher espaços com ausência de dente, no entanto, o uso desse tipo de prótese está entrando em desuso, pois não é possível realizar a higienização da prótese de forma individualizada, já que é fixa, além de que a colocação de implantes tem se mostrado uma opção terapêutica mais eficiente e que garante resultados estéticos e funcionais melhores.

As próteses fixas podem ser colocadas sobre dentes ou sobre implantes, dependendo da condição da pessoa, e o material em que são confeccionadas pode ser resina ou porcelana.


Prótese Protocolo

A Prótese Protocolo também funciona sobre implantes de titânio, sendo uma solução muito interessante para os pacientes que perderam todos os dentes, podendo ser usada tanto na arcada superior como na inferior. Normalmente, o processo se inicia com a colocação dos implantes — que são como pinos de titânio e substituem a raiz dos dentes ausentes.

Assim, o paciente precisa aguardar até que o metal seja integrado ao osso da mandíbula ou da maxila e o processo de cicatrização esteja finalizado. Somente depois disso, é feita a moldagem e a instalação da prótese propriamente dita.

Unidades

Com atendimento particular e aos principais planos odontológicos, nosso time de dentistas está presente na Tijuca e na Barra da Tijuca. Entre em contato conosco e agende hoje sua consulta!

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-Feira, das 08:00 às 19:00

Dúvidas e marcação de consultas:

(21)  97291-7489 / (21)  3189-6444 / atendimento@dentalform.com.br

Clínico Geral na Tijuca

Rua Haddock Lobo, 210, Sala 507 – Tijuca, Rio de Janeiro

Clínica na Barra da Tijuca

Av. das Américas, 2901, Salas 803/804 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Clínica odontológica no rio de janeiro

Perguntas Frequentes sobre Prótese Dentária

Quais são os cuidados necessários com as próteses dentárias?

É importante ir ao dentista periodicamente para que seja feita avaliação da prótese, bem como verificar a necessidade de substituição.

No caso da prótese removível, é recomendada que seja retirada após cada refeição e lavada com água corrente para remoção do resto de comida. Em seguida, deve-se escovar a prótese com uma escova adequada e com sabão neutro com o objetivo de evitar a formação de placas bacterianas. Além disso, é recomendado realizar a higienização bucal normalmente, com o uso de creme dental e fio dental.

É recomendado também que a prótese seja retirada antes de dormir e colocada em uma solução de limpeza ou com água filtrada. Antes de utilizá-la novamente, é importante realizar a higienização bucal e lavar a prótese com água corrente.

Quais são os benefícios de usar prótese dentária?

O uso de prótese dentária permite que o paciente tenha restabelecidas as funções. Entre os principais benefícios são:
• Melhoria da mastigação
• Melhoria da fala
• Alinhamento dos dentes
• Elevação da autoestima

O que causa a perda dos dentes?

Muitos fatores contribuem para a perda dos dentes, que pode acontecer em decorrência de cáries extensas, resultando na destruição da coroa e da raiz do dente. Em alguns casos também há a possibilidade de ocorrer devido a acidentes como trauma por impactos severos, pela mobilidade causada pela doença periodontal, ou também, em casos cuja troca de um dente de leite pelo permanente nunca ocorreu devido à sua ausência.

Quais são as consequências da ausência dos dentes?

A perda dos dentes, além de provocar um efeito negativo sobre a capacidade de mastigação, também pode provocar dor nos músculos da face, dor na articulação temporo mandibular, ruídos e alterações durante a abertura e fechamento da boca.

Além disso, a falta de um ou mais dentes interfere no sorriso do paciente, prejudicando a sua estética facial, bem como a sua confiança e autoestima.

Como faço para agendar uma consulta na Dental Form?

Para marcar uma consulta na clínica odontológica Dental Form é muito fácil. Você pode entrar em contato conosco nos canais indicados aqui para marcar com um dentista na Tijuca, ou aqui para marcar com um dentista na Barra da TIjuca.